Alterações nos exames de rotina após introdução da Alimentação Natural
Antes de iniciar a mudança da alimentação do seu amigo ele deverá realizar alguns exames de rotina(como hemograma, uréia, creatinina) e uma avaliação de um veterinário para certificar que a saúde dele está ok! Caso apresente alguma alteração importante a dieta deverá se adequar as nescessidades e problemas que ele apresente.
Leia mais em Medicinal ou Nutricional.
Após a introdução da AN, por se tratar de uma dieta com altos níveis de proteina, seu animal poderá apresentar alterações nos mesmo exames realizados anteriormente, mas fique calmo.
Na grande maioria das vezes valores de hematócrito (componentes do sangue), uréia e creatinina de um cão ou gato alimentado com AN estão ligeiramente elevados, mas isso não quer dizer que a AN deixou seu amigo doente.
Quem fez essa descoberta foi a Dra. Jean Dodds em conjunto com o Dr. Susan Wynn, que comparou os resultados de exames de animais de varias raças que estavão sendo alimentados com ração, com outros alimentados com uma dieta natural carnívora e constatou que esses aumentos são normais por se tratar de uma dieta com altos níveis de proteina, o que fez a pesquisadora Dra. Dodds propor que sejam definidos dois parâmetros distintos de normalidade para os resultados dos exames de sangue.
Os valores aumentados se dão ao consumo regular de uma quantidade adequada de proteínas de origem animal. Essa proteína otimiza a produção de hemácias deixando o hematócrito elevado, o que vai deixar o seu amigo bem longe de uma anemia.
Ela também apresenta uma maior quantidade de aminoácidos que serão utilizados pelo fígado para transformar em energia podendo elevar discretamente a uréia do seu amigo. No caso se o aumento for discreto e livre de sinais clínicos (sintomas) não precisa se preocupar.(valores normais para uréia de um cão adepto da AN: até 1.6)
O “resto” da proteína que sobra no organismo pode causar um leve aumento na creatinina do seu amigo, mas para um carnívoro saudável esse leve aumento não deve ser motivo de preocupação desde que os outros exames estejam dentro dos padrões normais. (valores normais para creatinina de um cão adepto da AN: até 60.)
Esse leve aumento nos valores de uréia e creatinina, chamado “azotemia” não quer dizer que os rins estão comprometidos, pois a azotemia apresentada por animais carnívoros é uma azotemia pré-renal causada por alguma alteração que não tem a ver com os rins ou com o sistema urinário e neste caso a alteração é a dieta rica em proteína. Apenas um Veterinário vai saber avaliar e diser qual o tipo de azotemia que seu amigo está apresentando.
Sabendo disso, devo salientar que os valores normais para um animal alimentado com ração é diferente dos valores considerados normais para um animal alimentado com AN, assim como é diferente para filhotes e idosos.
Se o seu amigo estiver livre de sintomas e os resultados dos exames forem consistentes, você não tem com o que se preocupar ele apenas voltou ao seu estado natural de ser um carnívoro.